top of page
HISTÓRICO DO EVENTO:

 

A APNB é resultado da trajetória histórica traçada pelas/os pesquisadoras/es negras/os na Bahia e no Brasil, nos diversos espaços institucionais de pesquisa e nos Movimentos Negros de forma geral. Desde a sua fundação, em 2004, a APNB tem envidado esforços para congregar e dialogar com pesquisadoras/es e instituições de pesquisas da Bahia, intensificando e ampliando o campo de debate sobre as relações étnico-raciais e a produção de conhecimento com vistas a interferir ativamente nos vários setores da vida pública do estado e do país, bem como fortalecer uma rede de solidariedade

entre pelas/os pesquisadoras/es negras/os no Estado da Bahia.

Em 2006, a APNB organizou, juntamente com a Associação de Pesquisadores Negros do Brasil – ABPN, o IV Congresso Nacional de Pesquisadores Negros, na UNEB, no período de 13 a 16 de setembro, com a participação de pesquisadores das mais diversas regiões do país e de estrangeiros. Em 2007, com o intuito de estabelecer e/ou aprofundar o debate entre pesquisadores da Bahia e de sugerir políticas públicas direcionadas para a democratização da educação e da pesquisa em todos os níveis na Bahia, foi realizado o I Congresso Baiano de Pesquisadoras/as Negras/os, CBPN, que reuniu mais de trezentos pesquisadoras/es interessados em discutir o processo de implementação de políticas públicas voltadas para o ensino superior. A partir do tema Ações afirmativas: avanços e recuos, foram discutidos resultados parciais das políticas voltadas para o ingresso de estudantes negras/os nas universidades e da implementação da Lei 10 639/2003. A partir daí, a cada dois anos, com temas que se identificavam com os objetivos da APNB e com a conjuntura nacional, foram realizadas versões do CBPN em várias cidades da Bahia, tais como Feira de Santana, Santo Antônio de Jesus, Cruz das Almas, Jequié e Porto Seguro, sempre com o apoio das Universidades localizadas nessas cidades.

 

A APNB:

A ASSOCIAÇÃO DE PESQUISADORES NEGROS DA BAHIA - APNB é uma instituição civil, sem fins lucrativos, destinada ao incentivo e à valorização de pesquisas realizadas, prioritariamente, por pessoas negras, sobre temas de interesse direto das comunidades negras, a fim de contribuir para a construção e a ampliação do conhecimento humano, numa perspectiva antirracista. Fundada em 06 de novembro de 2004, orienta-se pelos seguintes objetivos:

a) Congregar os Pesquisadores Negros Baianos que trabalham com temas de interesse direto das

comunidades negras no Brasil;

b) Assistir e defender os interesses da APNB e dos/as sócios/as, perante os poderes públicos em geral;

d) Promover conferências, reuniões, cursos e debates no interesse de pesquisas sobre temas de

interesse direto das comunidades negras no Brasil;

e) Possibilitar publicações de teses, dissertações, artigos, revistas de interesse direto das comunidades

negras no Brasil;

f) Manter intercâmbio com associações congêneres do país e do exterior;

g) Defender e zelar pela manutenção da Pesquisa com financiamento Público e dos institutos de

Pesquisa em Geral, propondo medidas para seu aprimoramento, fortalecimento e consolidação;

h) Propor medidas para as políticas públicas no estado e no País.

bottom of page